A quarentena é uma medida que nos protege em meio à pandemia. Mas o isolamento pode gerar alguns transtornos, tanto mentais, como físicos. 

Muitas pessoas estão sentindo “na pele” os efeitos da mudança de rotina e diminuição de contato social. Então resolvi elencar 5 dicas práticas para que você não surte na quarentena. Vamos lá!

1. Planeje os Seus Dias

Se me pedissem para dar apenas uma dica, seria essa.
Quando o ser humano não tem uma rotina, ou não sabe quais tarefas devem ser feitas, ele se sente perdido. 

E como estamos agora? Com a vida de cabeça para baixo.
Pessoas que trabalhavam e tinham seus horários fixos há anos estão totalmente sem saber como agir. E mesmo as mudaram pouco a rotina estão sendo afetadas pelo ambiente.

Neste caso, a regra número 1 é: Planeje o seu dia com antecedência. Se possível, crie uma rotina nova e coloque no seu bloquinhos de anotações quais são as prioridades do próximo dia. Consequentemente, isso fará com que você foque no presente e diminua seu tédio e ansiedade.

2. Faça Jejum de TV e Notícias

Existe uma linha tênue entre estar informado e intoxicar-se de notícias.

Neste momento, praticamente todas as notícias possuem a pandemia como o foco. E como é natural, a maioria das notícias não serão boas. Inevitável. 

Mas pense por um instante: Realmente há necessidade de acompanhar dia a dia o número de contaminados ou casos fatais?
Isso não te deixará mais seguro ou irá te beneficiar em algo. Pelo contrário, aumentará sua sensação de insegurança e ansiedade.
Ou seja, neste momento o melhor a fazer é se abster de notícias. 

Experimente fazer um jejum de TV e notícias (isso também serve para grupos de Whatsapp, notícias no Twitter ou outros meios de informação).
Eu faço há pelo menos 4 anos e posso lhe garantir: caso aconteça algo realmente importante isso chegará até você.

Como recompensa você será uma pessoa menos tensa, estressada, ansiosa e com mais tempo para fazer coisas construtivas. 

Mas, caso ainda ache um exagero. Recomendo que designe um horário especifico do dia para se atualizar.
Por exemplo, 10 minutos diários costuma ser mais que o suficiente para saber o que está acontecendo no mundo. 

3. Cuide da Sua Imunidade

Neste momento, eu imagino que a última coisa que você deseje seja ficar doente e precisar de um hospital. Certo?!
Apesar disso, alguns comportamentos estão se tornando normais durante a quarentena:

Ir dormir muito mais tarde que o habitual, não ter horário para acordar, se alimentar mal (e abusar do delivery de comida pronta), não pegar sol, deixar de lado os exercícios físicos, se hidratar pouco e passar muito tempo sentado/deitado formarão uma verdadeira bomba relógio contra sua imunidade. Principalmente quando somados com ansiedade, depressão e estresse.

Você se identificou com os comportamentos acima? Então talvez o mais prudente seja repensar sua rotina (e não só durante a quarentena). Veja, esse é um bom momento para criar uma nova usando a dica numero 1.



Bônus: Anote seus problemas em uma folha de papel e tente escrever ao menos 3 soluções e/ou possibilidades para lidar melhor com eles. Isso vai lhe dar clareza o suficiente para resolvê-los. 

4. Redescubra seus Hobbies

Sabe aquelas atividades que você sempre pensava em realizar ou voltar a praticar e sempre deixada de lado por não ter tempo suficiente? Agora você tem!

Então, esse é o momento perfeito para voltar a tocar aquele seu instrumento favorito ou aprender uns novos acordes. Desempoeirar aquele livro que está parado na estante e voltar a ler. Talvez cozinhar alguns novos pratos e testar novas receitas. Começar a meditar ou praticar atenção plena…

Enfim, utilize esse momento para fazer aquilo que no fundo você ama ou acredita que pode gostar. Não importa o que seja, o mais importante é ser divertido e edificante para você.

Da mesma forma, considere também a possibilidade de construir novas habilidades. É um ótimo momento.

5. Conecte-se!

Distanciamento social é diferente de isolamento. Nunca tivemos tanto tempo ou a possibilidade de repensar nossos atos como hoje. 

Portanto, nesta quarentena procure se aproximar um pouco mais das pessoas do seu convívio, ligue para aquelas que estão longe, mande mensagem para aquele amigo que mora em outra cidade e faz tempo que vocês não conversam, faça chamadas de vídeo com aquele parente que você adora ou quer se reaproximar…

Mas, acima de tudo, aproveite a situação para se conectar com você. Essa sempre será sua maior companhia durante a vida. Nada melhor que ter um bom relacionamento com si mesmo. Descubra-se!

Sobre o Autor

Epaminondas Sá
Epaminondas Sá

Professor especialista em Fisiologia do Exercício Aplicado à Saude e Performance, Personal Trainer e apaixonado por comportamento humano. Acredita que a chave para qualquer mudança duradoura na vida se inicia com a mudança do modelo mental e hábitos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.