O maior problema para ter um estilo de vida mais ativo não costuma ser o início. Na verdade, esta é a parte mais fácil. O ponto onde muitas pessoas realmente sofrem é na manutenção da nova rotina de treinos.

O número de pessoas decidem sair do sedentarismo de uma vez por todas e algumas semanas depois acaba por desistir dos treinos é gigantesco.
Bom, se você já passou por essa situação, sabe o quanto isso é frustrante.

Mas, aqui vão 5 dicas essenciais para não desistir dos treinos e, finalmente, conseguir alcançar o resultado que você tanto espera.

Não ouça a sua pressa

Depois de tantos anos treinando pessoas, posso afirmar que este é um dos motivos que mais afastam as pessoas de alcançar um resultado duradouro.

O cenário é sempre o mesmo: alguém que passou bastante tempo inativo, e por conta disso começou a ter mudanças corporais, ficou insatisfeito e quer mudar o resultado de alguns anos em poucas semanas.

As pessoas acabam criando expectativas irreais, acreditando que realmente terão resultados grandiosos em pouquíssimo tempo e acabam se frustrando quando percebem que não é bem assim.

Portanto, ajuste sua expetativa. Converse com profissionais sérios e busque entender como funciona o processo. Isso será importante para ter metas realistas e não se frustrar nas primeiras semanas.

Não se compare com outras pessoas

A comparação de resultados é algo que pode desestimular muitas pessoas no início de um processo de mudança.
As redes sociais acabam sendo uma grande porta para esse tipo de comportamento.

Não é difícil ver influenciadores digitais e blogueiros fitness – que muitas vezes usam artifícios como cirurgia plástica, photoshop, truques de câmera e luz, esteroides anabolizantes, etc – reforçando um padrão ideal de beleza ou informações falsas sobre resultados.

Desistir de treinar - A ilusão do Instagram
Imagem por Chompoo Baritone

Dessa forma, isso acaba gerando uma comparação entre resultados e desestimulando quem não teve o mesmo desfecho.

Portanto, sugiro que você entenda um pouco mais sobre individualidade biológica e padrão de beleza. Isso pode ajudar muito a entender que a única comparação que você deve fazer é com o seu progresso.

Comece uma mudança de maneira gradativa

Ao contrário do que a maioria pensa, quando falamos de treino, normalmente menos é mais.

É comum ver pessoas pecando pelo excesso e passando horas e horas se exercitando com a esperança de que isso tratá um beneficio maior ou um resultado mais rápido, mas se enganam.

Um treino objetivo, individualizado e focado no que é importante a cada passo do processo é o melhor e mais rápido caminho para um resultado duradouro.

Além de otimizar o tempo, treinar de maneira objetiva e inteligente evita uma sobrecarga desnecessária de treinamento. Fator que, por sua vez, tende a gerar lesões, prejudicar resultados e/ou gerar um grande desânimo para quem está começando, e com isso, vem a vontade de desistir dos treinos.

Perceba os pequenos erros como parte do processo.

No início, assim como todas as outras pessoas do mundo, você vai errar.
Afinal, você está em um processo de aprendizagem e mudança. É completamente normal que você tenha dificuldades, falhe em alguns momentos, erre em determinadas coisas e está tudo bem.

O erro é uma peça fundamental do processo de aprendizagem. Mas, faço uma ressalva. Se você furou a dieta um dia, isso não é um grande problema. Isso só se torna um problema quando você não aprende com isso.

Portanto, esteja atento aos erros, aprenda com eles, saiba que isso faz parte do processo, que é natural cometer falhas e, o mais importante, não permita que o deslize esporádico se torne a regra.

Tenha acompanhamento de perto

Eu costumo dizer que o caminho mais curto para um bom resultado é um mentor.
Ainda que você tenha o melhor método. Ainda que você tenha consistência e regularidade no que você faz… em algum momento você vai “travar”.

Desistir de treinar - Tenha um mentor

Isso acontece com todos nós. Tudo está indo bem, até que em algum momento vem um desânimo, uma incerteza, um obstáculo ou qualquer outra dificuldade que você não sabe lidar bem sozinho. Neste momento, é onde a maioria desiste.

E, normalmente, aqueles que não desistem, não o fazem porque possuem alguém do lado para indicar a melhor opção. O caminho mais curto!

Sendo assim, a dica de ouro deste artigo é: Tenha um mentor ao seu lado. Não há maneira melhor de explorar um novo caminho do que com um especialista no trajeto.

Sobre o Autor

Epaminondas Sá
Epaminondas Sá

Professor especialista em Fisiologia do Exercício Aplicado à Saude e Performance, Personal Trainer e apaixonado por comportamento humano. Acredita que a chave para qualquer mudança duradoura na vida se inicia com a mudança do modelo mental e hábitos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.