Me chamo Epaminondas Sá, sou profissional de Educação Física graduado pela Universidade Paulista de Brasília, com especialização em Fisiologia do exercício aplicado a saúde e perfomance humana, além de possuir também uma formação como Life Coach.
Sempre fui observador e desde cedo a forma das pessoas pensarem me chamava bastante atenção. Esta curiosidade permanece até hoje e cada vez me instiga mais. Durante o meu período de graduação, motivado por essa curiosidade, resolvi fazer o meu trabalho de conclusão de curso com a proposta de investigar se ao realizar um teste de força onde os mesmos participantes pudessem em um momento ver a quantidade de carga e em outro ficarem privados dessa informação, iria influenciar o resultado do teste.
Apesar de teoricamente não ter havido diferença (por conta de critérios estatísticos), os resultados práticos me chamaram atenção. Alguns indivíduos conseguiram incrementar em até 15% a quantidade máxima de carga quando não viram o quanto de peso estavam erguendo. Moveram 30, 40kg a mais de um teste para outro.
Essa experiência me impactou, comecei a ler muito mais sobre autoeficácia cognitiva, sistema de crenças, formação de hábitos e como isso impactava a vida das pessoas. Percebi que minha visão profissional estava muito limitada, não é possível evoluir fisicamente se o comportamento não for incompatível com a mudança. A antiga expressão latina “Mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido para mim.