A quantidade de pessoas procurando pela melhor dieta, a que traz resultado mais rápido, é absurda. Mas me responda uma coisa, essa não é a sua primeira vez nessa procura, né?!
É exatamente com você que eu quero falar, eu posso lhe dar a chave para resolver esse problema de uma vez por todas.
Você já parou por um instante e pensou quantas vezes você esteve nessa busca? Talvez, alguma até tenha dado um resultado a curto prazo, mas algum tempo depois, aqui está você de novo. Continua insatisfeita com o seu peso e novamente procurando mais uma dieta. Mas dessa vez, você quer uma para resolver esse problema que já te preocupa há tanto tempo. Você quer a melhor!
Eu realmente te entendo. Entretanto, vejo que um processo de mudança – seja mudança física ou qualquer outra -tem basicamente duas maneiras:
- Uma mudança gradativa, que é oficializada dia após dia, passo após passo.
- A segunda é uma mudança brusca. Onde, do dia para a noite, você tenta enterrar algumas ações que já faz há anos e geraram seus atuais resultados.
Pense comigo, as últimas mudanças que deram errado ou que não foram duradouras na sua vida aconteceram de qual maneira?
Eu não tenho nada contra mudanças bruscas, acho fantásticas… quando funcionam.
Grandes mudanças, normalmente acontecem com uma construção diária. Um exemplo é a frase “Só por hoje” muito utilizada nos Alcoólicos Anônimos. Essa frase reflete a consciência que para haver mudança real, para se afastar do vício, é preciso ter um “pequeno” sucesso diário e sustentá-lo todos os dias.
Pequenas vitórias são mais fáceis de serem sustentáveis.
Grande parte dos meus clientes são pessoas que tentaram mudar várias vezes e sempre esbarraram no fracasso. Não conseguiam manter o mesmo padrão alimentar por um longo período ou se manter firme na academia. Aparentemente, não tinham “foco” para se manter nas tarefas.
Essa sequência de resultados negativos acaba fazendo com que a insegurança bata na porta. O sentimento de que é insuficiente, a comparação com quem consegue bons resultados e o medo de falhar de novo começam a vir com cada vez mais força. O pior é quando você já incorpora essa crença limitante e passa a se enxergar como uma pessoa procrastinadora e fracassada.
Talvez isso até possa estar acontecendo com você neste momento. Mas deixe eu te perguntar duas coisas.
Nas vezes que deram errado você questionou o por quê?
Como está tão certa que o problema é com você e não com a forma que está tentando fazer? Com o método?
Me permita dar um conselho…
A maior das muralhas foi construída empilhando-se uma pedra de cada vez.
Qualquer mudança traz resistência. Seja ela para pior ou, até mesmo, para melhor.
Quando você direciona o seu foco em um grande objetivo a ser alcançado, você pode se sentir incapaz de realizar. Principalmente se tiver falhado outras vezes. A sua resistência será gigante e, certamente, na primeira possibilidade você desistirá.
Alvos menores que estejam ligados a um objetivo maior, trazem menos resistência. Além disso, ainda fortalecem um sentimento de vitória quando são alcançados. Demonstram que você é sim capaz de ter bons resultados e evoluir.
Imagine que você precisa escalar uma montanha. O que te trará menos resistência, subir apenas 500 metros por dia ou tentar escalá-la de uma vez, correndo em sua velocidade máxima? Na segunda hipótese, certamente você estará exausta após os primeiros metros e ficará pelo caminho.
A melhor dieta é a reeducação alimentar. Evoluções reais e duradouras só ocorrem com mudança na forma de pensar. Isto leva a uma mudança de hábitos e comportamentos.
Quando for mudar, seja para fazer a melhor dieta ou buscar o treino ideal, pergunte-se se conseguiria manter e aprimorar essa nova rotina por 20 anos. Se a resposta for não, fuja para as colinas!
[optin-cat id=”376″]
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários