Eu tenho certeza que você já pesquisou maneiras rápidas de perder peso. Ou melhor, quem nunca viu as “dietas” de algumas semanas ou os programas de “emagrecimento” em 21 dias?
O que você realmente não sabe é que este é o jeito errado de emagrecer.
Muito pior do que engordar, é perder peso de maneira rápida e desordenada. E eu vou te explicar o porquê.
Mas antes disso, é preciso diferenciar duas coisas que para muitas pessoas parecem ser iguais:
“Perder Peso” não é a mesma coisa que “Emagrecer”
Este assunto costuma gerar uma grande confusão na cabeça de muitas pessoas que estão lutando contra a balança e, normalmente, não saber essa diferença é o que causa o efeito sanfona.
Sendo assim, é hora de entender a diferença!
O que é Perder Peso?
Quando se fala em peso, existem basicamente três opções: Não haver mudança de peso, estar mais pesada ou mais leve.
E, estar mais pesada não quer dizer que você engordou, assim como estar leve não quer dizer que você emagreceu.
Por exemplo: Imagine que você subiu na balança e o ponteiro apontou 80kg. E, alguns segundos depois, você tomou 1 litro de água (que corresponde a 1kg) e subiu novamente na balança. Qual será o resultado?
Isso mesmo, agora a balança indicará o peso de 81kg. Que corresponde ao peso que você estava + 1 litro de água que acabou de beber. Ou seja, apesar de estar momentaneamente mais pesada, você não está mais gorda. Entende?!
O que é emagrecer?
De maneira muito simples, emagrecer é diminuir a quantidade de gordura que você possui. E, isso não necessariamente depende do seu peso (“emagrecer” errado, na verdade, não é emagrecer).
Veja mais um exemplo:
Imagine que você estava com 80kg e resolveu a mudar seus hábitos e fazer musculação. E, após o seu primeiro mês de nova rotina, você conseguiu ganhar 2kg de músculos e ainda emagreceu, perdendo 1kg de gordura.
Vejamos, neste cenário qual será o seu novo peso?
Peso inicial: 80kg
Após um mês de treinos ganhou +2kg de músculos e perdeu 1kg de gordura. Logo, seu peso final é 81kg. Isso significa que você está mais pesada e mais magra!
Desvendando o jeito errado de “emagrecer”
Quando você “emagrece” rapidamente, como é o caso dos diversos programas de 21 dias ou “dietas” da moda, o que na verdade acontece é uma intensa perda de peso.
Talvez, isso te deixe contente ao avaliar apenas a balança. Mas, na verdade, isso é a pior coisa que pode acontecer.
Via de regra, a diminuição do peso está relacionada com perda muscular e perda de líquidos.
Este, é sem dúvida o grande vilão do emagrecimento sustentável e permanente.
O tecido muscular é uma peça muito importante neste processo, afinal, o músculo é um tecido vivo e precisa de energia para se manter.
Sendo assim, quanto mais massa magra você tem, mais calorias você gasta para mantê-los e, mais eficaz costuma se tornar o seu metabolismo.
Mas, no caso de quem “emagrece errado”, ao invés de perder gordura, perde massa muscular. Como resultado, se torna mais leve, porém, com a mesma quantidade de gordura que tinha antes, menos massa magra (que gerou a perda de peso) e um metabolismo pior.
Isso explica o famoso efeito sanfona que é característico quando o individuo volta para a vida normal. Apesar de comer a mesma quantidade de antes e realizar a mesma rotina de exercícios, agora seu organismo naturalmente queima menos calorias e engorda.
Portanto, fuja das dietas milagrosas e promessas de emagrecimento rápido. Como diz o ditado, se atalho fosse bom e realmente funcionasse não existiria caminho.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários