Talvez você nunca tenha ouvindo falar sobre o termo cientifico, mas o conceito de individualidade biológica é muito simples. Na fala popular, poderia ser traduzida como “cada pessoa é uma pessoa” ou “o que é particular não se generaliza”.
Este é um dos principais princípios utilizados no treinamento desportivo, de força, ou qualquer outro tipo (ou ao menos deveria ser usado). É óbvio pensar que uma vez que as pessoas sejam diferentes, ainda que sejam expostas aos mesmos estímulos, terão resultados diferentes.
Por exemplo, se fosse solicitado que você corresse em uma velocidade de 35km/h por 10 segundos, talvez você precisasse realizar um esforço gigantesco para alcançar essa velocidade. Talvez nem desta maneira fosse possível alcançar essa marca, ou ainda, precisasse de um balão de oxigênio quando terminasse a prova.
Agora imaginemos o mesmo exemplo utilizando o recordista mundial dos 100m rasos, Usain Bolt. Caso fosse pedido a ele que corresse a uma velocidade idêntica a sua, 35km/h pelos mesmos 10 segundos. É possível que ele fizesse esta tarefa sorrindo.
Desta forma, utilizando o mesmo tipo de atividade (corrida), a mesma intensidade (35km/h), com duas pessoas diferentes, fica claro que o resultado será diferente. O tamanho do esforço varia de acordo com o individuo.
Individualidade Biológica: Avaliando Informações
Não é difícil encontrar pessoas que treinam seguindo treinos de internet, de um amigo, de um atleta ou de algum digital influencer. Assim como, existem vários aplicativos de celular e formulas mágicas espalhadas por aí que direcionam o “treino perfeito”.
Não se engane, o melhor treino, é aquele que foi pensado exclusivamente para as suas necessidades e objetivos.
Portanto, uma boa avaliação é indispensável. Informações como estado geral de saúde, problemas posturais, desequilíbrios musculares, histórico de treinamento, e até mesmo nível de confiança para alcançar o objetivo farão total diferença em um resultado satisfatório ou não.
Não respeitar a sua individualidade é sabotar seus resultados e expôr sua integridade física. Fique atento!
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários