A depressão se tornou uma preocupação cada vez mais viva em nossa sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), a considera como o “mal do século” e estima que cerca de 30 milhões de pessoas sofram com o transtorno em todo mundo.

Diferente da visão equivocada dos que ainda olham para a manifestação deste transtorno como um sinal de fraqueza, a depressão que é considerada a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Além de contribuir de forma importante para a carga global de doenças

depressão-ansiedade-crise

Considerada um transtorno mental comum, não faz distinção de faixa etária, sexo (apesar de atingir mais as mulheres) ou condição social. É caracterizada principalmente por um sentimento profundo de tristeza que é bastante persistente; pelo desinteresse por atividades que normalmente são prazerosas, acompanhada por uma incapacidade de fazer atividades comuns do dia a dia, por pelo menos 14 dias.

Além disso, é comum pessoas que sofrem com depressão apresentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Perda de energia;
  • Alterações no apetite;
  • Dormir mais ou menos do que se está acostumado;
  • Ansiedade;
  • Concentração reduzida;
  • Indecisão;
  • Inquietação;
  • Sentimentos de inutilidade,
  • Culpa ou desesperança;
  • Pensamentos de autolesão ou suicídio.

O que fazer se perceber que pode estar deprimido

  • Não se esqueça que caso você receba os cuidados necessários, você pode melhorar.
  • Procure conversar com alguém da sua confiança sobre o que está ocorrendo. Normalmente as pessoas se sentem melhor ao conversar com pessoas que se importem com elas.
  • Busque ajuda profissional. Buscar um profissional de saúde ou médico é um grande passo.
  • Se atente aos seus hábitos. Procure comer e dormir de forma regular.
  • Movimente-se! Se exercite um pouco, ainda que seja uma caminhadinha leve.
  • Aceite que você talvez tenha depressão e ajuste as suas expectativas. Você talvez não consiga realizar tanto quanto realizava anteriormente.
  • Se tiver pensamentos suicidas, contate alguém imediatamente e peça ajuda.

Prevenção 

O gerenciamento do estresse é um fator muito importante. Estar sempre em contato com pessoas queridas, praticar seus Hobbies prediletos, ter momentos de lazer e manter uma mente ativa pode ser um ótimo caminho para o bem estar emocional.

O ditado “mente sã, corpo são” faz muito sentido por aqui e o inverso também é verdadeiro. É preciso cultuar bons hábitos de vida como dormir adequadamente, possuir uma alimentação equilibrada, e realizar uma rotina de exercícios físicos.  Há evidências crescentes de que pessoas fisicamente ativas têm um risco reduzido de desenvolver depressão.

Diagnóstico

Há vários testes na internet que indicam se você possui ou não depressão. No entanto, as coisas não são tão simples como parecem. O transtorno está ligado a desordens bioquímicas e também acarreta alterações fisiológicas no organismo. Somente um profissional de saúde capacitado poderá dar este diagnóstico através da analise do seu caso e de exames solicitados. Assim como indicar o grau da depressão, que pode ser leve, moderado ou grave.

Tratamento

Os tratamentos levam em consideração o estado atual do paciente para realizar a intervenção mais adequada. Os mais comuns são realização de intervenções psicológicas utilizando terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos.

exercicio-depressao-ansiedade

 

Alguns estudos têm demonstrado que pessoas fisicamente ativas possuem um risco reduzido de desenvolver depressão, e que as intervenções de exercícios estão associadas a benefícios significativos para pacientes com formas leves a moderadas de depressão, bem como na redução da ansiedade¹²³

Portanto, essas descobertas levaram à proposta de que o exercício pode servir como uma alternativa ou um complemento às formas tradicionais de terapia.

Lembre-se: a depressão tem tratamento. Se você acreditar que tem depressão, busque ajuda.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Epaminondas Sá
Epaminondas Sá

Professor especialista em Fisiologia do Exercício Aplicado à Saude e Performance, Personal Trainer e apaixonado por comportamento humano. Acredita que a chave para qualquer mudança duradoura na vida se inicia com a mudança do modelo mental e hábitos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.