Essa é uma queixa comum de quem busca emagrecer. Não é raro que as pessoas se assustem ou até fiquem desanimadas com o aumento de peso nas semanas iniciais. Mas nem sempre isso é um mau sinal, vou explicar o porquê.
Vamos ver se eu acertei. Você percebeu que é preciso mudar, resolveu emagrecer. Está mudando gradativamente seus hábitos, se matriculou em uma academia, está treinamento bem, não falta a nenhum treino. Dessa vez já sente que vai dar certo.
Mas na hora de subir na balança vem a noticia que você não esperava: o seu peso continua o mesmo, ou pior, o seu peso aumentou. Como é possível?
Não desanime, peso não é tudo.
Não se assuste, isso pode não ser ruim. Se você está treinando certinho, se alimentando bem, descansando e principalmente, se na sua estratégia de treino houver musculação, é possível que você, com toda essa dedicação que você apresentou, tenha ganhado músculos. E isso é muito bom.
Dessa forma, quando ocorre aumento de massa muscular isso também irá refletir no peso que é mostrado na balança. Por exemplo: Se você em um mês perdeu 1,5kg de gordura e ganhou 1,7kg de músculos, a balança naturalmente vai mostrar que você está 200 gramas mais pesada. Porém, você emagreceu. A quantidade de gordura foi reduzida. (Vou explicar melhor essa relação de peso x emagrecimento em outro artigo)
A balança pode ser uma grande aliada para os treinos, mas ela não é a forma mais confiável para você acompanhar os seus resultados.
Ou seja, utilizando apenas a balança não é possível você avaliar quanto do seu peso é gordura corporal e o quanto é músculo. Além disso, a quantidade de líquidos também vai afetar o seu peso.
O método mais confiável para você acompanhar de forma mais segura os seus resultados é realizando uma avaliação física. Essa sim irá mostrar de que forma o seu peso está distribuído.
Não desanime, você pode estar tendo ótimos resultados. Só está usando o método errado para avaliar.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários