Você talvez queira evoluir, ser uma pessoa melhor ou finalmente tirar aquele projeto do papel. Mas, algumas vezes, apesar dessa vontade, na hora “H” você não sai do lugar.
Isso é mais comum do que imagina. Alguns fatores podem estar agindo como âncora na sua vida, te puxando pra baixo e mantendo inerte. Fique atento aos 5 principais fatores que te impedem de evoluir e realizar aquilo que você diz querer fazer:
Não estar alinhado com o seu propósito.
O ser humano é um ser social. Apesar de algumas vezes não parecer, quase sempre, nossas decisões são influenciadas pelo meio. Uma vez que determinado objetivo não parte de uma vontade genuinamente sua, o fim é lógico, insucesso.
Emagrecer, cursar uma faculdade, escolher um trabalho, ou seja lá qual for o seu projeto, se não estiver alinhado com o seu propósito, provavelmente você não terá forças para dar continuidade.
Isso trará uma sensação de fracasso, de insuficiência e até diminuirá a sua autoeficácia e autoconfiança. Porém, neste momento, reflita: O projeto que você tenta iniciar e não sai do lugar, está verdadeiramente ligado com a sua missão de vida?
Não programar metas de forma adequada
Talvez você queira realizar tarefas ligadas com o seu propósito, com a sua missão de vida, tarefas que estão ligadas com uma vontade genuinamente sua, mas ainda assim, não funcionam. Uma das causas mais comuns para que isso aconteça é a falta de metas bem estabelecidas.
Uma meta exagerada, talvez cause impotência ao não ser alcançada. Uma meta muito fácil pode não te motivar a fazê-la. E o mais comum, uma meta muito subjetiva, sem prazo e objetivo determinado, costuma não sair do papel.
Por exemplo, ao dizer “quero morar no litoral“. Essa meta é muito aberta, não diz nada. Por outro lado “quero morar no litoral da Bahia, em Arraial d’Ajuda, em abril de 2019“. Esta meta está melhor “amarrada”, possui uma cidade especifica, um estado especifico e uma data para se concretizar. Quanto mais especifica for as suas metas, maior a chance de se concretizarem.
Não planejar os alvos
Grandes metas, levam a alvos menores. Se você quer chegar ao topo de determinada escadaria e tirar uma linda foto, é preciso subir um degrau por vez para alcançar a meta final. Aproveitando o exemplo anterior “quero morar no litoral da Bahia, em Arraial d’Ajuda em abril de 2019“, para essa meta se tornar realidade é preciso realizar vários alvos menores.
Precisarei estabelecer uma fonte de renda para me manter no local; analisar pontos positivos e negativos; pesquisar sobre imóveis; planejar o que farei com os meus móveis atuais; comprar as passagens; entre outros inúmeros alvos necessários.
Estes alvos guiarão as tarefas que precisarão ser planejadas e realizadas no dia a dia. Cada conjunto de tarefas realizadas irá finalizar um alvo e um conjunto de alvos tornará sua meta alcançável.
Falta de acompanhamento e feedback
Ao programar suas metas de forma bastante especifica, é possível analisar se elas foram alcançadas, se estão caminhando bem ou se estão fracassando miseravelmente.
Se você deseja guardar 5% do seu salário, durante todos os meses do ano de 2019 para ao final do ano comprar um objeto especifico. É possível analisar mês a mês como está o andamento da sua meta, se está muito fácil, muito difícil, se é preciso ajustar o valor, se é preciso ajustar os outros gastos para tornar essa poupança viável, entre outros fatores.
Se você esperar até o fim de 2019 para saber se deu certo ou não e ajustar caso seja necessário, talvez já tenha perdido muito tempo e poderá se frustrar com o resultado.
Não pedir ajuda
Nomes de sucesso em qualquer segmento que seja, precisaram do auxílio de outras pessoas. O Usain Bolt não se tornou o homem mais rápido do mundo sozinho, ele precisou de uma equipe. Grandes cantores precisam de treinamento vocal para se tornarem melhores, times de futebol precisam de técnicos […] Portanto, não tenha medo de recorrer a outras pessoas para conseguir evoluir.
Para isso existem os técnicos, os profissionais de saúde, os professores, os mentores, treinadores, coachs…
Acima de tudo, apesar de valer a pena, evoluir dói, é difícil, existem muitos obstáculos e não há problema algum em recorrer à ajuda. Talvez essa seja justamente a barreira que está lhe separando do que realmente deseja alcançar.
[optin-cat id=”376″]
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários